Propriedades inscritas no programa das Unidades de Conservação da Caatinga recebem visita de membros do Conselho Municipal da Caatinga

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

AMMAMembros do Conselho Municipal da Caatinga visitam durante esta quarta-feira (11), três áreas do município: Lagoa dos Cavalos, Projeto Maria Tereza e Assentamento Alto da Areia II. Nesses locais há propriedades que se inscreveram no programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s). A finalidade da visita é a de constatar os dados que foram colocados pelos proprietários rurais no ato de cadastramento do programa, a exemplo do tamanho da propriedade.

As Unidades de Conservação da Caatinga fazem parte do Programa Municipal de Proteção à Caatinga, instituído pela lei de número 2.575, de setembro de 2013. A gestão do programa é de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Cada Unidade deverá ter o mínimo de cinco hectares de vegetação nativa ou reflorestada com plantas típicas do bioma caatinga. Uma das principais propostas diz respeito ao desenvolvimento sustentável do ecossistema, através de práticas cotidianas da população sertaneja que possam garantir emprego e renda sem, contudo, destruir a fauna e flora típicas da caatinga.

“Essas visitas funcionam como uma assessoria técnica, onde verificamos a situação da propriedade e vamos também orientar como o produtor rural pode ter êxito dentro das propostas especificadas no programa das UCCA´s. Verificamos, dentre outros aspectos, o tamanho da propriedade, que tipo de vegetação nativa existe nela ou se há algum déficit”, explica o ambientalista e membro do Conselho da Caatinga, Vitório Rodrigues.

No último mês de maio, a primeira região a ser visitada pelos membros do Comuca foi a de Pau Ferro e a de Rajada.

“O programa da Unidade de Conservação da Caatinga é um grande avanço para a região, uma vez que se propõe a conservar o nosso bioma e, ao mesmo tempo, possibilitar com que o homem sertanejo possa ter rentabilidade. Tanto a equipe da AMMA quanto os membros do Conselho, estão à disposição dos produtores para que as dúvidas sejam tiradas e o projeto seja efetivamente implantado e tenha o sucesso que todos almejamos”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

ASCOM AMMA

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário