‘Reforma Política Eleitoral’ é tema de debate na Facape

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO primeiro debate do projeto ‘Farol Jurídico’, organizado pelo Colegiado de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), discutiu as principais questões da ‘Reforma Política Eleitoral’, que consiste em um conjunto de propostas sobre o sistema eleitoral e político debatido no Congresso Nacional.

A palestra aconteceu na última quarta-feira (30), no auditório da Facape, e contou com a presença dos juízes de Direito, Arthur Napoleão e Edmilson Cruz; o promotor de justiça, Carlan Carlo; e os professores José Ivan Galvão e Celso Franca.

O juiz Edmilson Cruz explicou sobre o financiamento das campanhas eleitorais, que atualmente é feito de maneira mista, ou seja, com dinheiro público e privado. “As empresas privadas doam dinheiro para a campanha eleitoral já pensando na vitória do candidato para futuramente exigir uma retribuição”, comentou.

Edmilson também ressaltou que a reforma eleitoral pretende implantar o financiamento exclusivamente público, fazendo com que os candidatos não recebam mais dinheiro dos setores privados para custear suas campanhas.

Em sua explanação, o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Carlan Carlo, ressaltou a importância da reforma e de uma fiscalização eficiente das regras do sistema eleitoral.

Já para o professor e sociólogo Celso Franca, é fundamental a participação dos brasileiros na implantação dessa reforma. “A reforma deve ser implantada de uma maneira democrática, de forma que toda a população possa participar”, explicou.

Próximos debates

Os próximos debates do projeto acontecerão nos dias 9 e 21 deste mês. No dia 9, o tema abordado será ‘Maioridade Penal’, com a participação do juiz Marcos Bacelar, da psicóloga Simone Matos, do promotor Tilemon Gonçalves, além de Wagner Araújo Neto e dos professores José Ivan Galvão e Celso Franca.

O debate está marcado para as 19h, no auditório da Facape. Os interessados devem procurar o Colegiado de Direito e doar um quilo de alimento não perecível no ato da inscrição.

ASCOM/FACAPE

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário