Secretária encara desafio de reestruturar a educação de Casa Nova

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA nova gestão da Secretaria de Educação de Casa Nova/BA tem enfrentando muitos desafios, mas que estão sendo encarados sem medo e com muita determinação para fazer o município recuperar a confiança dos professores, funcionários, pais e alunos na política educacional do município. São 1247 profissionais efetivos na rede municipal de ensino, a maior da região, mas muitos funcionários na folha de pagamento e fora do local de trabalho.

“Descobrimos professores e até vigilantes do quadro do município morando em Recife, Salvador e até Brasília e recebendo todos os meses sem aparecer na cidade”, revela a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Fernandes. Ela conta que encontrou um verdadeiro quadro de destruição na educação casanovense e o que é pior, sem informação nenhuma porque todo o arquivo da secretaria tinha sumido.

“Já assumi sem saber o que tinha pela frente, pois não foi deixado nenhum documento para que pudéssemos nos orientar e ver como estava a nossa estrutura. Resolvi então ir para o interior e iniciar a busca pelas informações. Encontrei escolas abandonadas. Tinha prédios em que as fezes de morcegos estavam espalhadas por toda a parte, cadeiras quebradas, e a comunidade lamentando a falta de compromisso de muitos professores que nunca cumpriram os 200 dias letivos, isso quando apareciam para dá aula”, relatou a secretária.

A professora Cida disse que nunca tinha visto um descaso tão grande. “Em 32 anos como professora do estado nunca presencie nada igual. Quando fui convidada pelo prefeito Wilson Cota para a secretaria sabia que seria um desafio, mas sempre fui determinada. Temos trabalhado muito, dormido muito pouco, para colocar tudo em ordem”, enfatizou a titular da Secretaria de Educação de Casa Nova.

Entre as ações já implementadas em 100 dias de gestão, a professora Cida cita como de grande relevância a criação das Coordenadoras de Polo, que tem sido de grande utilidade no processo de reorganização da pasta, além da recuperação das escolas como a reforma que foi feita nas unidades Julia de Castro, na sede, e Aurene Bezerra, em Santa do Sobrado.

Outro destaque da secretária é realização de uma jornada pedagógica de fato, coisa que não acontecia há muito tempo no município. Conforme a professora Cida, na abertura do ano letivo, os professores estavam meio arredios, desestimulados para exercerem suas atividades.

“O que faziam antes era promover capacitações, convidando pessoas que não acrescentariam em nada ao conhecimento dos docentes. Na nossa formação pedagógica deste ano, trouxemos especialistas renomados conhecidos internacionalmente e isso estimulou os professores a nos ajudar nesse trabalho em melhorar e mudar a cara da educação de Casa Nova”, finalizou a professora Aparecida Fernandes.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário