Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realiza Campanha de combate à Tuberculose

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO Programa Municipal de Controle da Tuberculose, em parceria com a VII Gerência Regional de Saúde, deu início esta semana às atividades de busca ativa pelo sintomático respiratório em todas as unidades de saúde, através da coleta oportuna de escarro, para isso foram disponibilizados 500 coletores estéreis.

A ação tem como tema “Está na hora de se tratar, tuberculose pode matar” e reforça a importância da prevenção e do tratamento da doença. “Nosso intuito não é só alertar a população em um período pontual como este, semana de combate à tuberculose, mas orientá-la que a prevenção e o tratamento são imprescindíveis em qualquer tempo. Os casos novos de tuberculose serão acompanhados pelas equipes de profissionais de cada unidade”, explicou o coordenador do programa Walter Ataalpa.

A campanha nas unidades acontecerá até a próxima sexta-feira, 28, mas será iniciada na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes no dia 31 de março se estendo até o dia 04 de abril. “O público da penitenciária poderá realizar a testagem rápida para o diagnóstico do HIV tipo I e II e a coleta oportuna de escarro, dando oportunidade a população privada de liberdade ao conhecimento precoce do seu diagnóstico”, complementou Ataalpa.

Até o momento, já foram registrados 23 novos casos da doença no município, que são tratados nas próprias unidades de saúde através de medicamento especifico. Só em 2013, 130 pessoas estavam em tratamento.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva em média de seis a nove meses.

ASCOM Saúde

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário