Setembro Amarelo: UPAE Petrolina realiza ações de conscientização

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início à programação do Setembro Amarelo, que esse ano tem como tema “Enquanto houver sol”. O serviço está engajado em promover a conscientização e prevenção ao suicídio junto aos funcionários, pacientes e acompanhantes, com uma programação voltada para todos estes públicos.

Nesta segunda (11), a Unidade realizou uma roda de conversa com a psicóloga Isabel Aline Lopes. O encontro proporcionou um espaço de escuta ativa para os funcionários e troca de experiências, destacando a relevância do autocuidado, acolhimento e da percepção atenta como ferramentas essenciais na prevenção ao suicídio.

A programação segue até o final do mês e no dia 15 de setembro, quinta-feira, às 15h, acontecerá uma palestra com a psiquiatra Adenilsa Dias. A palestra abordará diversos aspectos relacionados à saúde mental, oferecendo informações valiosas para a compreensão e prevenção de situações de risco.

“Convidamos a querida Adenilsa, que prontamente se disponibilizou a fazer esse momento com os nossos profissionais de saúde. A psiquiatra trabalhará o tema ‘Acolhendo o sofrimento: O agir pode salvar vidas’ e falará um pouco sobre a importância do manejo dos pacientes em adoecimento mental”, esclarece Isabel.

Além dessa programação voltada para o staff da casa, no dia 19 de setembro, será realizado um momento de sensibilização com a presença de uma equipe do CVV (Centro de Valorização da Vida), destinado aos pacientes e acompanhantes. A atividade visa fornecer suporte emocional e divulgar os recursos disponíveis para aqueles que necessitam de apoio.

Com essa programação, a UPAE Petrolina reforça o compromisso de promover a saúde integral de seus pacientes e colaboradores, reconhecendo a importância de tratar a saúde mental com a mesma atenção e dedicação que se dá à saúde física. “A instituição convida todos a participarem das atividades propostas durante o Setembro Amarelo e a unirem-se na luta contra o suicídio”, reforça a psicóloga.

 

Related Posts