Sindsemp reforça empenho na mobilização dos servidores da Facape que buscam sustentabilidade da instituição

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Nesta quinta-feira (23) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) realizou uma nova assembleia com os servidores da Faculdade de Petrolina (Facape). Na pauta, estavam as novas ações de enfrentamento aos impactos causados pela aprovação dos projetos de Lei (N° 008 e N°009/2023), de autoria do poder Executivo e aprovados pela Câmara Municipal de Petrolina na semana passada.
Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sindsemp, Walber Lins; a diretora financeira, Elizete de Souza; a diretora de política sindical, Ruth Viviane; o diretor de assuntos jurídicos, Edson dos Santos; o assessor jurídico do Sindicato, Leonardo Aragão, além de servidores da Faculdade.
Durante a assembleia no turno matutino, os servidores usaram o momento de fala para se posicionarem contra os projetos de lei aprovados e afirmaram que as medidas são prejudiciais e interferem no plano de cargos e salários, reduzindo suas gratificações. Também houveram questionamentos relacionados à falta de previsão do pagamento da metade do salário de abril e uma das parcelas do 13º, ambos de 2022. Diante das demandas, esses trabalhadores foram orientados sobre os procedimentos legais possíveis em cada caso,  pelo assessor jurídico do Sindsemp, Leonardo Aragão, que tirou dúvidas e esclareceu alguns pontos contidos nos projetos aprovados.
Na reunião realizada na noite de ontem(23), além de presidente, Walber Lins e da diretora financeira, Elizete de Souza, esteve presente a diretora de assuntos extraordinários, Katiane Santos. Na oportunidade, os servidores confirmaram o apoio aos itens aprovados pela manhã e reforçaram o compromisso com a mobilização. A diretora sindical da Facape, Thereza Cristina, destacou a importância do Sindsemp neste momento de luta. “Acredito que as deliberações foram bem consensuais, aceitas por unanimidade, tanto no turno da manhã quanto no turno da noite. A categoria está unida, mobilizada e interessada em resolver essa situação. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina está sendo imprescindível, inclusive disponibilizando sua assessoria jurídica para tirar as dúvidas desses servidores. É importante que esses trabalhadores tenham a orientação do que é devido e correto para fazer as deliberações a contento e de forma legitimada”.
Manoela Espínola, professora do curso de serviço social da Facape, ressaltou a importância da união das forças que compõem a faculdade em prol do futuro daquela instituição. “Eu vejo de forma muito positiva, temos muitas ações diversificadas caminhando para além das paralisações , de assembleias, de debates entre a categoria e o envolvimento dos estudantes, que estão nos apoiando. Então, eu vejo um crescente envolvimento da classe dos professores e o apoio dos alunos, dos estudantes, o que é fundamental. A gente precisa compreender que essa luta dos trabalhadores não se trata apenas de recursos financeiros e salariais. Trata-se da existência da Facape, que é um patrimônio da região do Vale do São Francisco. E a gente precisa defendê-la também. Essa reforma não deixa claro qual será a sustentabilidade desta instituição e a continuidade dela. Por isso, a luta da gente também é pela valorização da Facape, que contribuiu imensamente pelo desenvolvimento territorial e que tem potencial para continuar contribuindo”.

Related Posts