SOS Samu: Manifestação acontece nesta quinta-feira

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Com o propósito de reivindicar melhorias para o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um grupo de profissionais da área de saúde de Petrolina, intitulado SOS Samu, realizará nesta quinta-feira (29), uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Petrolina (PMP). O movimento tem como principal objetivo solicitar o retorno da Unidade de Atendimento Móvel (USA), que possui em suas instalações a UTI móvel, mas que atualmente está em manutenção na cidade de Feira de Santana, na Bahia. De acordo com os manifestantes que estão organizando a mobilização, outras melhorias serão reivindicadas visando melhorar o atendimento a população.

De acordo com a secretária de saúde, Lúcia Giesta, o que vem acontecendo é que nos últimos meses Petrolina está sobrecarregada, custeando quase 50% dos gastos totais do Samu. Segundo o que preconiza o Governo Federal, 50% deve ser custeado pelo Ministério da Saúde, 25% pelo Governo do Estado e 25% pelo município. Em entrevista, o prefeito Julio Lossio (PMDB), garantiu que continuará cobrando junto ao Governo do Estado de Pernambuco a dívida existente hoje com o Estado.

“Em maio o Governo reconheceu o débito que ultrapassa mais de R$ 1 milhão, referentes ao montante que não foi repassado durante os anos de 2004, 2005 e 2006. Enfatizamos que até o momento a dívida estabelecida no convênio, que diz respeito ao custeio dos serviços do Samu, não foi paga. É uma dívida institucional do Estado ao Município”, detalhou o prefeito Julio Lossio.

Já a secretária de saúde, Lúcia Giesta, enfatizou que a quitação da dívida é um direito do cidadão petrolinense. “Estamos atentos a tudo o que vem acontecendo e não estamos de braços cruzados. Estamos cobrando e se o valor for pago, poderemos otimizar toda a infraestrutura de acordo com o Plano de Trabalho que elaboramos. Podemos ainda solicitar outra linda de financiamento e melhorar o custeio para manter o Samu”, acrescentou a secretária.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário