UPE adia para 2021 o Vestibular SSA

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou nesta quinta-feira o adiamento do vestibular no Sistema Seriado de Avaliação (SSA). O adiamento das avaliações se deu por conta da pandemia do novo coronavírus. Os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio devem realizar as provas em janeiro de 2021, e os alunos do 1º e 2º anos vão prestar o vestibular no mesmo mês ou em fevereiro do próximo ano.

A decisão pelo adiamento se deu após uma reunião do Conselho Universitário, colegiado que define as normas da instituição. No vestibular seriado, os candidatos realizam provas ao fim de cada ano do ensino médio, onde ao final as notas são somadas e o resultado final é calculado a partir de uma média feita pela UPE.

Segundo o pró-reitor de graduação da UPE e presidente da comissão de vestibular, Ernani Martins, as datas ainda não estão definidas porque dependem de um posicionamento sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que em julho as datas devem ser divulgadas. “O Enem foi adiado e não tínhamos como fazer o nosso processo. No SSA os alunos fazem a cada ano, precisamos levar em conta o programa das escolas visto que os calendários serão um pouco estendidos. O seriado 1 e 2 seria no primeiro final de semana de fevereiro, enquanto o 3 será priorizado em janeiro, porque após isso o estudante ingressa na universidade”, disse.

Ernani destaca ainda que em julho as datas das avaliações devem ser divulgadas e o valor de R$ 100 de inscrição está mantido. “Dependemos das datas dos vestibulares nacionais por conta de estrutura física. A partir de julho acredito que estaremos lançando as inscrições, já que a consulta pública do Enem é em junho. Pensamos no nacional em janeiro, fazendo essa nossa programação do SSA 3 em janeiro”, destacou.

O Sistema Seriado de Avaliação (SSA) é uma das formas de ingressar na instituição, que tem 64 cursos de graduação. A Universidade tem 3.470 vagas no total e destina metade delas para este sistema de avaliação. Os outros 50% das oportunidades são feitos pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que utiliza as notas do Enem. As inscrições para o exame nacional acabaram na última quarta-feira e o pagamento da taxa de R$ 85 tinha que ser realizado até ontem.

Related Posts