UPE terá mais oito novos cursos de graduação no vestibular 2013

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Professores e estudantes lotaram o auditório do Espaço Ciência (Foto: Katherine Coutinho/G1)A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na manhã desta sexta-feira (1º), no Recife, as novidades do processo seletivo 2013, tanto para o vestibular tradicional, quanto para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). A publicação do edital deve ser feita na próxima quinta-feira (6). O anúncio aconteceu no auditório do Espaço Ciência, em Olinda, diante de um auditório lotado com alunos e professores.

Serão oferecidas, no vestibular tradicional, 3.470 vagas, em 52 cursos de graduação. “Vamos sair de 44 cursos presenciais de graduação para 52 e vamos abrir dois novos campi, um em Serra Talhada, com a segunda etapa do curso de Medicina. E o segundo será na Mata Sul, em Palmares. Com isso, atingimos as macrorregiões do estado”, comemora o reitor, professor Carlos Calado.

As inscrições para o vestibular tradicional começam no dia 16 de julho e vão até 16 de agosto. As provas serão aplicadas nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Já para o seriado, as inscrições acontecem de 2 de julho a 2 de agosto. As provas para os alunos do 3º ano serão nos dias 11 e 12 de novembro. Para os concluintes do 1º e 2º ano, os exames serão nos dias 9 e 10 de dezembro, pela manhã e tarde, respectivamente.

Os novos cursos oferecidos pela UPE são licenciatura em ciências sociais, direito, bacharelado em saúde coletiva, licenciatura em letras/espanhol, tecnológico de gestão em logística, oferecido em duas unidades, serviço social e medicina.

Entre as novidades, está o curso de direito que será oferecido no campus do Recife. “A primeira entrada de direito vai ser no Recife e a segunda em Arcoverde. O curso de direito vai ser noturno e vai ser em Camaragibe, onde temos hoje o curso de odontologia”, explica Isabel Avelar, pró-reitora de graduação da UPE.

A graduação em saúde coletiva é uma aspiração dos profissionais que trabalham com saúde coletiva e que antes, para se especializar na área, precisavam fazer outro curso no caminho. “Quem quer ir para gestão em saúde pública, faz já um curso de graduação específico. Vamos ter o curso em bacharelado em saúde coletiva. O curso de ciências sociais é outra novidade, que vem aprofundar a vocação da universidade no campo de humanas”, comenta Avelar.

Alguns cursos também sofreram alterações, como engenharia mecatrônica, que passa a se chamar engenharia de automação e controle. A graduação conta com 60 vagas, sendo 30 em cada entrada. O curso de bacharelado em ciências biológicas ganhou mais uma entrada, dobrando o número de vagas, totalizando 40, 20 em cada entrada.

As provas também tiveram algumas mudanças. Para o SSA 1 e 2, não tem alteração. As provas acontecem em dois dias, com quatro horas de duração e 90 questões no total. Já o SSA 3 terá agora quatro horas e meia de prova, além de mais 10 questões, totalizando 100. Com isso, cada questão passa a valer um ponto.

Os alunos que fazem o vestibular tradicional também ganharam meia hora a mais, tendo quatro horas e meia para fazer as provas. No total, serão 148 questões, sendo 32 no primeiro dia, onde são feitas as provas de redação, língua portuguesa e língua estrangeira, 58 no segundo dia, onde são aplicadas as provas de biologia, matematica, geografia e filosofia, e as 58 restantes no terceiro dia, que abordam química, história, física e sociologia. As imagens das provas também vão ser coloridas a partir deste ano, buscando melhorar a visualização das questões.

No total, serão oferecidas 3.470 vagas, sendo 694 para o Sistema Seriado de Avaliação, com 556 para o sistema universal e 138 do sistema de cotas. As 2.776 vagas do vestibular tradicional estão divididas em 2.200 para o universal e 556 pelas cotas.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site www.processodeingressoupe.pe.gov.br . No ato de inscrição, o aluno vai poder escolher três polos onde gostaria de fazer prova. Antes, os alunos eram alocados a partir do CEP. A mudança visa atender os candidatos que moram no interior, mas estudam na capital, e também aqueles que preferem fazer prova no interior, próximos às famílias. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3183.3660 ou 3791.

Protesto

Na cerimônia de lançamento do processo seletivo da UPE também foi anunciado um concurso que visa contratar 97 novos professores, além de 50 técnicos administrativos para os campi do interior. “A autorização do concurso público deve ser publicada hoje. É uma iniciativa da Câmara de Política de Pessoal da UPE, um grupo de trabalho criado no dia 16 de maio para discutir as necessidades futuras da instituição”, explica o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja. O secretário afirmou também que 107 profissionais devem também ser contratados para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), localizado no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.

Estudantes de medicina do campus Garanhuns protestaram (Foto: Katherine Coutinho/G1)O anúncio foi marcado pelo protesto de um grupo de alunos do campus de Garanhuns, estudantes de medicina. “Nós queremos professores efetivos para todo o curso. Não temos também um prédio de saúde, faltam livros. Viemos porque não queremos que aconteça com Serra Talhada [a nova faculdade de medicina anunciada] o que acontece conosco”, reclama o estudante do 2º período, Gabriel Lotero Lima.

O deputado federal Inocêncio Oliveira aproveitou para responder aos alunos, lembrando que o terreno para a construção do prédio já foi separado. A previsão é de que em três anos esteja pronto o prédio de medicina. Um outro pedido dos alunos, que era o vínculo com o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, já foi atendido, de acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Confira os novos cursos oferecidos pela UPE:

Campus Santo Amaro (Recife)

Licenciatura em ciências sociais – 40 vagas

Direito – 30 vagas (Prédio sede Camaragibe)

Bacharelado em saúde coletiva – 20 vagas

Campus Mata Norte (Nazaré da Mata)

Licenciatura em letras espanhol – 40 vagas

Tecnológico de gestão em logística – 40 vagas

Campus Mata Sul (Palmares)

Serviço Social – 40 vagas

Tecnológico de gestão em logística – 40 vagas

Campus em Serra Talhada

Medicina – 20 vagas

Fonte: G1 PE

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário