Voz econômica do PSDB, Armínio assume fora Temer

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Voz econômica do PSDB, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, afirmou que a eventual saída de Michel Temer do Planalto não vai atrasar a recuperação da economia, cujo ritmo está sendo ditado pelo processo sucessório de 2018 e suas incertezas.

“O econômico, agora, não é tão importante”, disse ele. “O mais importante é que as instituições funcionem” e resolvam a crise política e moral sem apelar para a economia. “Se houver perda de credibilidade nas instituições, porque elas estão agindo de forma errática, será mais grave”, salientou. Na sua opinião, a situação de Temer deteriorou-se bastante após a divulgação da gravação e da delação de Joesley Batista, da JBS.

Em entrevista ao Valor, ontem, Arminio lançou ao debate a ideia de ampla privatização das empresas estatais, inclusive da Petrobras e do Banco de Brasil, velhas joias da coroa tratadas como tabus quando o assunto é privatização.

“Se não estava claro até o caso da Petrobras, agora não pode haver mais dúvida de que esse modelo de estatal é muito vulnerável, cheio de problemas e precisa ser repensado. Eu não vejo, sinceramente, justificativa para se ter empresa estatal. Nenhuma”, disse ele, referindo-se ao propinoduto instalado na Petrobras e desvendado pela Operação Lava-Jato.

Se Temer for substituído pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como desfecho do processo que corre no Congresso e no Judiciário, Armínio defende a permanência da equipe econômica liderada por Henrique Meirelles durante esse período. “Isso seria o ideal”, disse.

Quanto à possibilidade de vir a ocupar o cargo de Ministro da Fazenda em alguma administração futura, ele responde que já esteve por duas vezes no governo e não tem intenção de voltar. “Muito menos” de vir a ser um eventual candidato à Presidência da República, como um dia sugeriu Larry Summers, economista e ex-secretário do Tesouro americano.

As informações são de reportagem de Claudia Safatle no Valor. (247)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário