ÁGUA COMEÇA A CORRER EM CANAL DA TRANSPOSIÇÃO

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, vistoriaram nesta quarta-feira (22), em Floresta (PE), as estruturas que fazem parte da Estação de Bombeamento (EBV-1) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Na última segunda-feira, 13, foram iniciados os testes de bombeamento da EBV-1, cumprindo o cronograma oficial de andamento das obras. Até o final deste ano, a Meta 1 Leste estará em pré-operação, o que significa que os sistemas, os equipamentos e as estruturas estão em preparação para a futura operação comercial.

“É uma obra que tem muita simbologia e uma importância grande para os Estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. É uma obra complexa, de grande magnitude, mas que o governo federal está fazendo”, disse o ministro Teixeira. “Essa obra avançou bastante e para nós é uma felicidade ver esse primeiro teste de bombeamento e um trecho de 15 quilômetros de canais com água”, afirmou a ministra Miriam.

Durante os testes de bombeamento é realizada sequência de ajustes entre os vários equipamentos que compõe a Estação de Bombeamento. A EBV – 1, em Floresta (PE), possui dois conjuntos de motobombas instalados – sendo que cada bomba pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares. Além desses equipamentos, o ministério também realiza a interação entre os quadros de corrente de energia, softstarter (controle de corrente de energia dos motores), motores, bombas e válvulas.

Os ajustes são necessários para calibração do sistema, visando a alcançar a melhor eficiência do conjunto de motobombas. Os testes na EBV-1 prosseguem até o fim do ano e envolvem o bombeamento da água do lago de Itaparica até a o reservatório Areias, situados no município pernambucano de Floresta.

A fase de testes de bombeamento ocorre após a abertura das ensecadeiras (barramento), que permitiu a entrada da água do rio São Francisco em cada um dos canais de aproximação, dos Eixos Leste e Norte, do empreendimento. O processo, iniciado em agosto, representa a primeira etapa de pré-operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

As EBs são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui seis elevatórias no Eixo Leste e três estações no Eixo Norte.

Ao todo, as estruturas do Eixo Leste vão elevar a água em 300 metros acima do nível médio do lago de Itaparica até o ponto mais alto do canal – altura que pode ser comparada a um edifício de 100 andares. No Eixo Norte, a água será elevada, aproximadamente, 181 metros acima do nível do rio São Francisco – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares.

As obras do projeto deverão ser concluídas, em sua totalidade, até dezembro de 2015. O empreendimento apresenta 66,1% de execução física. Atualmente 11.493 trabalhadores atuam em sua construção. São 4.101 máquinas em operação ao longo dos 477 km de extensão das obras. Até junho de 2015 deverão estar concluídas as obras até o reservatório Jati (CE) no Eixo Norte, e até o reservatório Moxotó (PE) no Eixo Leste, que totalizam quase 300 km.

*Com informações do Ministério da Integração (PE247)

Blog do Banana

Related Posts

4 comentários

Francisco 23 de outubro de 2014 - 14:51

o pior de ver isso acontecer só faltando 3 dias pra eleição é ver um monte de babacas achando lindo. acordem se vocês gostam de ser palhaços que pelos menos sejam calados

Responder
Maria 23 de outubro de 2014 - 10:11

VEJAM AÍ O LINK COM AS BOMBAS DA TRANSPOSIÇÃO JORRANDO ÁGUA ONTEM.
http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/economia/noticias/arqs/2014/10/0400.html

O BRASIL MUDOU MUITO NOS ÚLTIMOS 12 ANOS. E MUDOU PARA MELHOR. POR ISSO NÃO VAMOS RETROCEDER. DILMA CORAÇÃO VALENTE – 13 13 13 13 13

Responder
PEDRO ROCHA 23 de outubro de 2014 - 8:16

Concordo plenamente o nosso coitado do rio esta pedindo socorro e vem mais uma dessa
onde so acontece em tempo de politica, acho melhor criar vergonha e pagar os coitado dos trabalhador e prestadores de serviços que estao sem receber, essa obra ja vem se arastando por muito, onde ja consumiram milhoes e ainda não terminaram

Responder
ana Torrão 22 de outubro de 2014 - 23:41

Que mentira! nem xixi de largatichas dentro dos canos e bombas, molharam eita PRESIDENTE, que mente, é por isso que junto com seu diploma de Ex presidente vai está junto a plavra MENTIROSA,, falem com Cabrobó, Floresta e demias Cidades, eu acho que o dinheiro das bombas e da razão de não sair água , não deixaram nem troco ou saldo nas contas para funcionar a obra

que virou colica sem diarréia.

Responder

Deixe um comentário