Capacitação das mulheres que trabalharão na fábrica de Doces na comunidade de Ponta da Serra é inaugurada

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Para viabilizar a geração de empregos e renda de mulheres agricultoras da comunidade de Ponta da Serra, a Prefeitura Municipal de Petrolina está viabilizando a instalação de uma unidade produtiva de fabricação de doces em pasta, barras e geleias no local. Segundo o gerente do Instituto de Desenvolvimento Brasileiro (INDEBRAS), André Tenório, o instituto irá capacitar e qualificar as mulheres nas áreas de Empreendedorismo, Higiene e Manipulação dos Alimentos, Associativismo e Cooperativismo, Pós-Colheita, Contabilidade Básica e Embalagem. “Vamos capacitá-las em diversas áreas para que elas estejam preparadas para lidar com a produção desde a colheita do fruto até a contabilidade dos lucros”, afirmou.

Para o presidente da Associação dos produtores rurais de Ponta da Serra, José Hilde, a capacitação e implantação da fábrica é muito importante. “Esta é uma oportunidade de proporcionar uma especialização às mulheres da comunidade, possibilitando que estas ajudem nas despesas de casa”, ressaltou.

Dona Geovana Araújo tem 3 filhos e sempre trabalhou na agricultura local. “Eu agora vou trabalhar em algo diferente, sempre ajudei a sustentar a casa com a plantação de frutas aqui na comunidade e agora vou poder trazer um dinheiro extra com a produção de doces”, declarou.

O principal objetivo da fábrica de doces é fazer com que as mulheres agricultoras possam se beneficiar das frutas e verduras que não são comercializadas, agregando valor aos produtos e garantindo um preço justo a comercialização. “O objetivo é que as pessoas possam gerir o seu negócio e tenham uma renda digna para sustentar suas famílias”, afirmou a secretária de Planejamento e Urbanismo, Marlize Mainardes.

A produção de doces também proporciona a inclusão social dessas mulheres. “Elas agora terão uma profissão que as tornará ativas na economia de Ponta da Serra”, esclareceu a secretária da mulher, Roseane Farias.

Distante aproximadamente 40 km da sede do município, a Ponta da Serra é composta por 90 famílias de assentados em pequenos lotes irrigados de três hectares cada. Atualmente, a única renda daquela população vem da comercialização de frutas e legumes nas feiras livres de Petrolina, além de auxílios como o Bolsa Família.

Os produtos fabricados pela unidade produtiva serão comercializados inicialmente no município de Petrolina e cidades vizinhas e os recursos angariados serão utilizados para pagamento de pessoal e manutenção da fábrica. Inicialmente, o projeto de inclusão social beneficiará 40 pessoas, entre jovens e senhoras que vivem na comunidade e que hoje estão desempregadas.

Recentemente, os moradores de Ponta da Serra também foram beneficiados através da prefeitura de Petrolina com a reforma do posto de saúde e da escola, unidade do Nova Semente, iluminação do campo de futebol da comunidade e distribuição de computadores portáteis para os alunos da rede pública de ensino.

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

damiana 10 de outubro de 2012 - 21:08

oportunidade para nós mulheres de ponta da serra ,que vamos realizar nossos sonhos em realidade comercializado nossas próprias frutas para fabricar doce

Responder

Deixe um comentário