Distúrbio do sono e saúde da mulher marcam segundo dia de Congresso

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Primeira manhã do evento reuniu especialistas das áreas de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia
O segundo dia do Congresso Nacional de Saúde de Petrolina, promovido pela UNINASSAU Petrolina, contou com palestras relacionadas às áreas de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Ele está acontecendo no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro.
Com o tema “Fisioterapia nos distúrbios do sono”, o fisioterapeuta Fabrício Olinda, que trabalha há 15 anos na área do sono, discorreu sobre a importância do profissional na detecção e no tratamento de pacientes com esse tipo de patologia, promovendo aplicação de questionários, fazendo interpretação de exames, realizando acompanhamentos e ajudando na reabilitação. Ele também afirmou que as pessoas vêm apresentando os sintomas desse distúrbio cada vez mais cedo. “Muitos jovens, entre 25 e 30 anos, têm desenvolvido apneia obstrutiva do sono. Isso pode ser atribuído ao atual estilo de vida da sociedade, que induz ao sedentarismo e à má alimentação”, pontuou.
Na mesma manhã, a nutricionista Caline Alves ministrou uma palestra que abordou a influência da nutrição na saúde da mulher, dando destaque à endometriose e ao Síndrome do Ovário Policístico. “Caso a mulher possua alguma dessas doenças, é fundamental que ela faça todos os tipos de tratamentos possíveis, inclusive nutricionais. Assim, ela conseguirá elevar a qualidade de vida e manifestar menos sintomas”, assegurou.
O destaque da área da Psicologia foi a palestra ministrada por Amliz Ferreira Lopes. Dentro da temática “A Neuropsicologia e Demandas Atuais”, o profissional debateu a necessidade que o ser humano desenvolveu, ao longo do tempo, de possuir e de mostrar as coisas que tem como uma forma de manifestação de existência à sociedade. “Antigamente, o sujeito era culpado por buscar constantemente ‘ter’. Agora, o questionamento é sobre porque ele não se esforçou o suficiente para conseguir ainda. Isso tem gerado consequências sociais graves, como segregação, racismo, fracasso escolar e o consumo desenfreado de substâncias lícitas e/ou ilícitas”, concluiu.
Os conferencistas interagiram com o público presente e, ao final de cada palestra, responderam perguntas e dúvidas dos participantes. Na parte da tarde, o Congresso terá como foco as áreas de Farmácia, Odontologia, Biomedicina e Enfermagem.
Giovanna Pordeus – Assessora de imprensa

Related Posts