Ministro da Integração Fernando Bezerra sob a análise de Roberto da Matta.

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Com os sinais de incompetência do Ministério da Integração Nacional em tomar atitudes contra os problemas que atinge o Nordeste com uma das piores secas de todos os tempos e as reportagens veiculadas no inicio desse ano que divulgaram emendas do deputado Federal Fernando Filho, beneficiado pelo pai, que é ministro, repercute na imprensa do Sudeste artigo publicado pelo antropólogo, autor de Carnavais, malandros e heróis, Roberto da Matta.

No texto o escritor questiona a falta de moralidade que põe todos os relacionamentos em uma escala que liga os patrões – os mandões e os coronéis – a seus empregados, capangas e partidários. “Sendo o Brasil assim, a descoberta de que Fernando Bezerra Coelho – descendente de uma ilustre e eficiente estirpe coronelista do Nordeste e atual ministro da Integração Nacional – nomea parentes e, paralelamente, desintegrava suas verbas, favorecendo os seus merece uma análise”.

O antropólogo acusa Fernando Bezerra Coelho de usar o clientelismo nepotismo – que pertence aos quadros do Partido Socialista Brasileiro – mostra que ao lado do cidadão coexistem, mais ou menos escondidos interesses que não são usufruídos pela maioria dos brasileiros.

“O Brasil moderno, não cabe dúvida discutir, é um país feito de cidadãos sujeitos absolutos da lei e sobretudo do mercado que vale para todos; mas – eis o problema que hoje fere mais do que ontem – há também uma teia de relações cujo dado crítico continua sendo o velho parentesco, pai do clientelismo”, reflete Roberto da Matta.

Essas são as questões que o caso do ministro da Integração Nacional levanta com sua conduta clientelística. Cabe perguntar até quando iremos continuar a viver num mundo onde a igualdade é sempre preterida – e, em seu lugar, valem os laços de família.

Blog do Banana

Related Posts

5 comentários

ricardo 29 de novembro de 2012 - 19:51

Como vc é Ridículo!!! em vez de Orgulhar se por ter um Petrolinense Ministro da República fica aí tentando manchar a honra e a moral de alguém que até agora só foi acusado de beneficiar seu estado natal, ao contrario de seu prefeitinho que enfrenta um monte de processos e com CERTEZA será CONDENADO!!! vc é um verdadeiro BANANA!!! BABÃO!!!

Responder
Cid Wagner 29 de novembro de 2012 - 16:17

Banana deixa de ser babaca e faça Jornalismo de verdade, ops foi mal vc nem Jornalista é !!!

Responder
xavier Vieira 29 de novembro de 2012 - 12:01

Este antropólogo, autor de Carnavais, malandros e heróis, Roberto da Matta. Não passa de uma antigo escritor que não se atualizou e ainda escreve estes textos sobre Coronelista.
Este cidadão talvez seja um Malandro que nunca foi um héroi, nem do proprio filho.
Este povo do sudeste não tem jeito. Banana não publique mais este textos idiotas e discriminatorios.

Responder
joão 29 de novembro de 2012 - 10:12

Coloca em seu bloguinho q seu prefeito ( jÚLIO lÓSSIO ) perdeu no TRE-PE o processo q morvia contra o juiz Edilson Moura, e foi julgado como IMPROCEDENTE por 7 votos a zero. Coloca BABÃO, vc vai ser sempre um BABANA mesmo, incompetente como pessoa e como jornalista, a me esqueci q vc n é formado em jornalismo !!!! chora BANANA, chupa BANANA…

Responder
Rafael 30 de novembro de 2012 - 12:20

Não sei por que foi julgado improcedente pois tava na cara que esse juiz estava de coligação com FF e companhia pois se Júlio já tinha estes processos contra ele por que o juiz só veio pedir cassação do mandato de lóssio faltando uma semana para as eleições?? Tentativa de beneficiar Fernandinho??? Pelo que eu saiba a justiça deve ser imparcial e não deveria participar de jogos políticos!!!! A atitude do Juiz foi ANTIÉTICA!!!!

Responder

Deixe um comentário