Prefeito de Petrolina propõe criação do G20-SEMIÁRIDO

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO G20-Semiárido será formando pelos 20 maiores municípios do semiárido, região que está presente em nove Estados da federação e possui 22 milhões de habitantes. As localidades são expoentes em atividades econômicas que vão de fruticultura irrigada à extração de petróleo, sendo responsáveis por um volume considerável do PIB nacional.

O Grupo chega com a proposta de promover discussões, entre os gestores e agentes dos governos estadual e federal, na tentativa de buscar alternativas para as dificuldades e impulsionar debates sobre questões políticas relacionadas a promoção da estabilidade financeira, desenvolvimento social e econômico, assumindo responsabilidades individuais e coletivas que irão beneficiar os municípios que compõe o grupo e também toda a região Nordeste.

Com a criação do G20, o prefeito Julio Lossio, pretende instituir um grupo que promova a integração de municípios, da região semiárida, com crescimento populacional pujante e potencialidades econômicas crescentes. Além de favorecer o diálogo sobre adoção de políticas que impulsionem avanços, dar visibilidade a representatividade dos municípios e diminuir as desigualdades econômicas e sociais dentro e fora do nordeste.

“Nosso semiárido tem potencialidades enormes, em diversos eixos econômicos, e a nossa proposta com o G20 é atrair a atenção do governo federal para esses potenciais e, consequentemente, alcançar mais investimentos e ferramentas para continuar crescendo. Juntos formamos um conglomerado de cidades que são referências para outros municípios e centralizamos serviços disponíveis apenas em grandes centros. Temos capacidade de produzir muito mais e unidos podemos ir mais longe”, argumenta o prefeito Lóssio, salientando ainda que a formatação do Grupo exclui bandeiras partidárias ou coligações políticas. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento do semiárido, a única bandeira que levantaremos é das políticas públicas que garantam esse crescimento”, ressaltou o chefe do executivo.

Cidades do G-20

Segundo o prefeito Lóssio, os critérios de seleção dos municípios, que formarão o grupo, foram a densidade demográfica e a capacidade de influenciar a dinâmica de outras localidades, de acordo com cada setor econômico predominante. Levantamentos indicam que juntas as cidades acumulam um PIB anual de R$50 bilhões. As 20 cidades totalizam, em 2014, 4.660.957 habitantes e são elas: do estado de Alagoas: Arapiraca. Bahia: Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista. Ceará: Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral. Paraíba: Campina Grande e Patos. Pernambuco: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhus e Petrolina e do Rio Grande do Norte: Mossoró.

Pioneirismo

Inspirado em experiências exitosas, ao redor do mundo, o G-20 Semiárido será o primeiro neste formato a ser lançado no Brasil. Além de representações municipais, o Grupo contará com a colaboração de Universidades, Ministérios, Secretarias, Institutos de pesquisa e entidades que possam contribuir para discussões que gerem articulações dentro da região semiárida.

Entre alguns dos objetivos do G-20 podem ser destacados: Apresentar para os governos estadual e federal que dentro da região há uma desigualdade que precisa ser combatida. Demonstrar as potencialidades que a região semiárida possui. Estabelecer um sincronismo nas políticas públicas municipal, estadual e federal e evidenciar para o país as vantagens competitivas do semiárido e superar as dificuldades das mais de mil cidades que compõe a região do semiárido.

O prefeito Lossio, designou uma equipe que está à frente das articulações do G20 e há previsão, para o mês de março, da realização de um Seminário, com a participação dos municípios e entidades parcerias, para a efetiva criação do Grupo. Toda modelagem do G20 e do Seminário a ser realizado está sendo coordenada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina (SEPOG). “Já estamos realizando os primeiros contatos, junto as Prefeituras do G20, pesquisadores de Universidades e centros de pesquisa, para formação do Grupo. Temos tido retornos positivos à apresentação da ideia e perspectivas de bons resultados”, ressalta o secretário da SEPOG, Geraldo Jr.

ASCOM PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário