Público lota auditório na reunião sobre o Canal do Sertão em Santa Cruz

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageA Comissão de Mobilização Pró-Canal do Sertão, formada por integrantes da região do Araripe pernambucano, realiza mais uma reunião pública para conscientizar a população sobre os cortes feitos pelo governo federal ao projeto de abastecimento hídrico chamado Canal do Sertão. Depois de Ouricuri, Recife e Trindade, o grupo reuniu os moradores de Santa Cruz e regiões vizinhas na noite de ontem (09), na Escola Elvira Granja de Souza.

O público lotou o auditório da unidade de ensino, questionando e assistindo com muita atenção as colocações feitas pela Comissão do movimento e convidados que compuseram a mesa. Entre estes, estavam o prefeito de Santa Cruz, Gilvan Sirino; o presidente da Câmara de Vereadores, José Neilton; o deputado estadual Odacy Amorim; os membros da Comissão do Canal do Sertão, o servidor público Antônio Fernando, o presidente da CDL de Ouricuri, Assis Junior; e o representante da Associação de Vereadores do Araripe, Luiz Matias, entre outros. O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, que participa assiduamente das mobilizações em prol do Canal do Sertão completo, também esteve presente.

O deputado Odacy Amorim ressaltou o caráter suprapartidário do encontro, e não deixou de fazer as críticas necessárias ao governo federal. “Eles erraram quando fizeram um consenso entre Governo Federal, Ministério da Integração e Governo de Pernambuco para decidir sobre os rumos do Canal do Sertão. Erraram porque não fizeram reuniões públicas como esta para ouvir a sociedade sobre o que fazer com o dinheiro do povo”, criticou.

Guilherme Coelho, vice-prefeito de Petrolina, crente na irrigação como mola propulsora de desenvolvimento, frisou: “Seca é igual a sofrimento. Irrigação é igual à prosperidade, mais dinheiro no bolso. Nós estamos aqui lutando pela prosperidade de todos vocês, e não podemos aceitar desculpas pela falta de atenção e vontade política para com aqueles que mais precisam”.

No projeto original, as áreas irrigáveis de Santa Cruz faziam parte do mesmo perímetro que contabilizava as áreas de Dormentes e Santa Filomena, somando um total de 16.864 hectares que seriam beneficiados. O mesmo perímetro continua fazendo parte do Canal do Sertão, mas as áreas beneficiadas foram reduzidas a menos de 5.000, juntando os três municípios, de acordo com o presidente Antônio Fernando.

A Comissão agora pleiteia a possibilidade de uma audiência em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e representantes do Ministério da Integração Nacional. Mais detalhes sobre as ações do grupo serão divulgados em breve.

Texto e fotos: Ricardo Alves / Assessor de Imprensa

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário