Trabalhadores e trabalhadoras rurais discutem nova pauta de reivindicação coletiva em Juazeiro-BA

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Assalariados rurais dos estados da Bahia e Pernambuco se reuniram, nesta segunda (04) e terça-feira (05), para a elaboração de nova pauta de reivindicação coletiva, no 24º Seminário Unificado dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Vale do São Francisco. O encontro aconteceu no Rio Center Grill, em Juazeiro-BA e contou com a participação de sindicatos rurais dos dois estados, federações e centrais sindicais.

Entre as principais reivindicações apresentadas estavam o reajuste salarial de 7% e a manutenção dos direitos conquistados na Convenção Coletiva do Trabalho. No primeiro dia do seminário foram debatidas as mudanças da reforma trabalhista e previdenciária e os prejuízos que essas medidas trarão para os trabalhadores. No segundo, os participantes se reuniram em grupos por estado, para elaboração da nova pauta de reivindicação.

De acordo com o Secretário de Assalariados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, José Manuel dos Santos, os trabalhadores estão organizados se manterão resistentes na mesa de negociação com a classe patronal. “Com as mudanças na legislação trabalhista, o maior desafio do movimento sindical será a luta pela manutenção dos direitos conquistados, com o cuidado de não retroceder”, afirmou.

O diretor de assalariados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG-BA) e representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Antônio Inácio Ribeiro, avaliou o seminário de forma positiva.  “Essa discussão foi muito importante e daqui para a frente, esse debate será constate.  Foram 40 anos construindo direitos e não podemos permitir que tudo seja destruído dessa forma”, pontuou.

“Esse é um momento de resistência pela continuidade dos direitos previstos na Convenção Coletiva do Trabalho e de manter um bom acordo coletivo”, confirmou o diretor presidente daFederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE), Gilvan José Antunis.

MOÇÃO DE APLAUSOS- Ainda durante o seminário, o vereador Agnaldo Meira (PC do B), entregou Moção de Aplausos aos assalariados rurais pela força e coragem no enfrentamento e manutenção dos direitos conquistados. “Esse seminário, Bahia e Pernambuco, significa a unidade e o fortalecimento da luta dos trabalhadores pelos direitos históricos sociais, trabalhistas e previdenciários”, afirmou Meira.

O 24° Seminário Unificado, Bahia e Pernambuco de Elaboração da Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Vale do São Francisco encerrou com um ato em defesa da previdência e contra a reforma trabalhista.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário