União, Prefeitura de Petrolina e igrejas entram em acordo para iniciar regularização de terrenos doados do antigo aeroporto

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Sem títuloUm acordo entre igrejas, Prefeitura de Petrolina e Secretaria de Patrimônio da União, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, pode ser o caminho para a regularização fundiária dos terrenos localizados no antigo aeroporto da cidade e que foram doados por ex-prefeitos para uma série de edificações sem que o município fosse o dono da área, apenas detinha o domínio do espaço. O entendimento aconteceu após uma reunião de mais de duas horas ocorrida no auditório da secretaria municipal de Educação na última sexta-feira, dia 19.

O comando da reunião ficou por conta da secretária nacional de Patrimônio da União, Cassandra Baroni Muniz que anunciou que pedirá à justiça a suspensão por 90 dias de todas as ações referentes à reintegração de possa das área por parte da União e ainda a formação de um comissão que iniciará o levantamento de todos os empreendimentos já construído no espaço para iniciar o processo da regularização.

Cassandra anunciou já um calendário de atividades para a comissão a ser integrada por todos os envolvidos. Somente as áreas onde encontram-se atualmente uma concessionária de automóveis e de um hotel, não estarão incluídas nesse acordo por estar com outro tipo de processo.

“De nossa parte e da Prefeitura, vamos buscar uma saída que não é fácil, é engenhosa. Esse é um problema que remete a 1940 e de lá pra cá muita coisa já mudou, principalmente na questão jurídica. Mas vamos olhar para frente, buscar resolver o problema que foi criado por conta de uma série de equívocos ocorridos”, disse a titular da SPU.

Cassandra Muniz informou que ação da Igreja Tabernáculo que teria ordem para entregar a área à União na próxima quarta-feira, dia 24, já teve protocolo encaminhado à justiça para suspender o ato. Na agenda definida pelos participantes da reunião, a comissão formada para iniciar o levantamento de todos os prédios, órgãos, entidades instaladas na área do antigo aeroporto, terá sua primeira reunião dia 7 de outubro. “Eu virei novamente dia 30 para avaliarmos o que já terá sido feito”, frisou a titular da SPU.

O presidente da União dos Pastores de Igrejas Evangélicas de Petrolina, Pastor Cleiton Antônio, mesmo diante do acordo ainda se mostrou meio desconfiado, mas resolveu dá um voto de confiança. “Estou aqui em nome das igrejas e quero crer na palavra deste governo. Estou com um documento em mãos que suspende a situação da igreja Tabernáculo. O tempo vai dizer se realmente esse governo cumprirá e achará uma solução”, declarou.

O secretário de Cidades da Prefeitura de Petrolina, Marcelo Cavalcante (representante do prefeito Julio Lóssio na reunião), lembrou que a única coisa que o governo atual quer nessa situação toda é resolver o problema.

“É preciso registrar aqui que estamos trabalhando muito e de forma coesa para buscar essa solução que aviso, não é fácil. Vamos nesses 90 dias procurar resolver, tirando essa contaminação do debate do período eleitoral e buscando uma solução com a SPU que quer resolver, e a Prefeitura também”, assinalou.

Presente na reunião, o deputado estadual Odacy Amorim (PT) que há mais de três meses tem intermediado os contatos dos pastores e religiosos das igrejas instaladas nos terrenos com entes do governo federal e lideranças politicas ligadas o governo em Brasília, disse ter ficado feliz por esse entendimento.

“A gente fica feliz por ter sido feito o acordo e reforço aqui a disponibilidade do senador Humberto Costa (PT) que se colocou à disposição junto à Secretaria Nacional da União e fez essa ponte para a secretária Cassandra vir pessoalmente à Petrolina conhecer e buscar uma solução para esse problema”, frisou Odacy.

A imprensa não pode acompanhar a reunião. Só após as duas horas de debate que os envolvidos liberaram o acesso para os profissionais de comunicação. Ninguém explicou o motivo de jornalistas e radialistas presentes ao encontro, convidados inclusive pelo pastor Cleiton, não terem podido acompanhar a reunião.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário